terça-feira, 19 de abril de 2011

Você é um bom ouvinte ou um mau ouvinte?


Tipos de ouvintes...

O mau ouvinte

Sempre interrompe uma pessoa no meio de uma frase. Ele não percebe mas isso demonstra traços negativos de caráter como impaciência, descortesia, arrogância ou prepotência.
Procura antecipar ou adivinhar o que o outro vai falar, reflete uma pessoa muito ansiosa, impaciente ou bajuladora.
Demonstra desinteresse ou pára de prestar atenção quando um assunto não é de seu interesse: revela baixa concentração, descortesia e falta de habilidade para negociar seus pontos de vista.
Quando não concorda com a opinião do outro, tende a desligar-se e começa a pensar no argumento com que rebaterá.

Sem perceber, está enviando algumas mensagens muito negativas a quem fala:
1. Não está prestando atenção a ela.
2. Não está valorizando a sua opinião.
3. Acha que o que tem a dizer é muito mais importante.

O bom ouvinte

Tenta ver as coisas como quem fala, as vê e sente as coisas como quem fala. Isso é que se chama empatia. É colocar-se no lugar do outro.
O bom ouvinte fica atento tanto para aquilo que é dito quanto para o que não é dito.
Ouve com os olhos (não desvia os olhos da pessoa). Mostra o esforço para ouvir atentamente o que o outro tem a dizer.
Evita dar muitos conselhos, nem diz o que a pessoa deve decidir ou como resolver seus problemas.
Não revela a outros uma confidência.

Dicas para ouvir melhor

• Não interrompa o seu oponente quando ele estiver falando. Esta recomendação parece muito básica, mas reflita e veja se de vez em quando você não está fazendo isso. Além de ser falta de educação, você estará interrompendo um precioso fluxo de informação. Mesmo que o que está sendo dito não seja verdadeiro, fique quieto, deixe-o terminar e depois faça os comentários que julgar pertinente.
• Sorria, acene com a cabeça afirmativa ou negativamente e emita sinais visíveis de que está acompanhando devidamente o que a pessoa está dizendo.
• Alguns acreditam que negociar é simplesmente persuadir, e para estes persuadir significa falar mais do que o oponente. Acham que falar é uma postura ativa e ouvir é algo passivo. Se esquecem que é muito difícil persuadir outras pessoas quando você não sabe o que realmente as motiva.
• Não se concentre tanto naquilo que quer falar. Preocupe-se mais com o que está sendo dito no momento e quais informações estão sendo liberadas.
• Sem perceber, alguns preconceitos ou filtros impedem ouvir aquilo que não se quer ouvir. Um exemplo é prestar mais atenção a cacoetes, sotaques e vocabulários diferentes do que o conteúdo daquilo que se ouve.

Brasil Seikyo - Edição 1859 - 16/09/2006 - Pág.B2 - Caderno da Mulher

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