terça-feira, 26 de julho de 2011

A felicidade absoluta




O propósito da fé
As pessoas absolutamente felizes têm em comum a harmonia, a realização, a saúde, a longevidade e a vitória infalível — objetivos que representam o coração das Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai. Cada diretriz abrange de forma objetiva o propósito da fé e o espírito essencial da prática budista.
Quais são as Cinco Diretrizes?
(1) Prática da fé para criar a harmonia familiar. (2) Prática da fé para conquistar a felicidade. (3) Prática da fé para vencer as dificuldades. (4) Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade. (5) Prática da fé para alcançar a vitória infalível.
A felicidade abstoluta
Dentre todos os objetivos de uma pessoa, os CINCO mais importantes devem ser: ter harmonia familiar; ser um indivíduo feliz de forma plena e duradoura; vencer qualquer dificuldade; ter excelente saúde e longa vida; e viver no fluxo da vitória insuperável, completa e constante.
Não perca para a negatividade
Existe uma tendência de duvidar que a felicidade completa exista de fato. Uma pessoa feliz agora pode se sentir infeliz no instante seguinte, devido à negatividade do contato com outra pessoa, por exemplo. Das pequenas às grandes mudanças no cotidiano, nos relacionamentos, tudo pode ser motivo para trazer de volta a infelicidade. Viver com medo das circunstâncias externas cria raízes de sofrimento e conduz ao absurdo de se acreditar que a felicidade não é possível.
O medo citado acima é a manifestação da escuridão fundamental que impede as pessoas de enxergar o verdadeiro caminho para uma vida realizada.
Qual o objetivo da fé? Com que espírito uma pessoa pratica o Budismo?
As Cinco Diretrizes são a resposta para essas questões. É a fórmula para obter a vitória completa e construir uma vida realizada.
Mais do que ser feliz num ou noutro momento, o que as pessoas desejam e merecem é que a felicidade seja sólida e duradoura. Construir uma vida de felicidade inabalável é o objetivo. As Cinco Diretrizes existem para garantir a felicidade absoluta.
A felicidade absoluta existe
Uma vida plenamente realizada é possível. Ninguém precisa viver com medo das mudanças. Uma condição de vida inabalável é possível de ser construída no cotidiano.
Afinal, viver com base na insegurança é algo sem sentido do ponto de vista do Budismo. Existem pessoas que vivem apavoradas com o que pode acontecer, sem o menor domínio da própria vida.
A resposta é viver de acordo com o ritmo do universo, viver inspirado pela Lei Mística. Aplicar a Lei Mística no cotidiano é conquistar as Cinco Diretrizes por meio da prática da fé.
NAM-MYO-HO-RENGUE-KYO

Extraído do BS 2093 - 23/Jul/11

Nenhum comentário: