quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mahatma Gandhi / Luther King / Daisaku Ikeda

“A não violência de Gandhi e Luther King pode não ter sido possível nem é aplicável em certas circunstâncias, mas o amor que pregaram — a fé no progresso humano — deve sempre guiar nossa jornada.”

Mahatma Gandhi, indiano que liderou o movimento de não-violência durante a luta pela independência da Índia na década de 1940, sempre lutou pela paz e pelo humanismo mundial; uma de suas frases mais conhecidas e difundidas no mundo diz: "Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!"



Martin Luther King Jr., pastor Batista e ativista político norte-americano, conhecido líder e defensor dos direitos civis e da igualdade racial, por meio das máximas da não-violência e do amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".


Daisaku Ikeda, japonês, pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor, com obras traduzidas para mais de vinte línguas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de nº 14.
Preside a Soka Gakkai Internacional, engajando-se ativamente na elaboração e publicação de propostas dirigidas às Nações Unidas, sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente.
Fundou várias instituições Educacionais e Culturais.

"A grandiosa Revolução Humanade uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."


Nenhum comentário: