terça-feira, 18 de maio de 2010

Carma - Amenizar o Efeito Cármico




"A doutrina de amenizar o efeito cármico, segundo o Budismo de Nitiren Daishonin, nada mais é que redirecionar nossa vida à felicidade, neste exato local. Portanto, transformar o carma é mudar as tendências internas que nos mantém prisioneiros do negativismo e da infelicidade e entrar no caminho de avanço construtivo."

A transformação cármica é um princípio inigualável de triunfo que infunde esperança, coragem e convicção a todas as pessoas. Incorpora uma filosofia de supremo humanismo que revela a cada indivíduo o poder inerente em todas as pessoas de superar os embates do destino. Constitui também um princípio de respeito absoluto à dignidade da vida e expõe a causa fundamental que nos possibilita manifestar este poder."

A teoria do carma é um ensino que encoraja e revitaliza as pessoas. Ensina que não existe carma negativo ou pesado impossível de ser transformado positivamente.

Em geral, é dito que o carma é formado por causas passadas que se manifestam como efeitos no presente. Nesse raciocínio, há uma brecha temporal entre a causa e o efeito, ou seja, não são simultâneos.

Cabe ressaltar que amenizar o efeito cármico não significa zerar uma conta negativa, mas imprimir, nas profundezas da vida, uma mudança de rumo fundamental - que nos afaste de uma espiral decadente, conduzindo-nos a uma infinita espiral de crescimento, e que nos tire de uma órbita negativa para nos pôr numa trajetória de felicidade. Assim é o poder da Lei Mística. Ela tem a capacidade de transformar o negativo em algo benéfico, ou seja, transformar o veneno em remédio."

O ensino de Daishonin sobre a transformação do carma abre o caminho para uma brilhante revolução de esperança, que liberta as pessoas de suas ideias fatalistas e obscuras sobre o carma ou destino. "

"Por meio da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo (mantra) pode-se criar a mais fundamental das causas que contrabalançará os efeitos negativos do passado e conduzirá à felicidade absoluta."

"A iluminação não é um estado transcendental ou místico. É, acima de tudo, uma condição em que uma pessoa desfruta a máxima sabedoria, vitalidade, boa sorte, convicção e outras qualidades construtivas e pode realizar-se plenamente em suas atividades diárias e compreender o propósito de sua existência."

Extraído:
Brasil Seikyo 2028 Caderno de Estudo
Os escritos de Nitiren Daishonin - Vol. I
Eliane

Nenhum comentário: