sexta-feira, 4 de junho de 2010

Aqui e Agora...

"... agora é o ponto de partida para tudo. O aqui e o agora são a base, o eixo, o princípio e o fim de todos os aspectos da atividade humana. Se perdermos isso de vista e basearmos a vida num mundo virtual, acabaremos como escravos das próprias tecnologias que criamos, oscilando descontroladamente entre eufóricas bolhas econômicas, pânico e desespero. A realidade será consumida por sua contraparte virtual. A principal função da religião é ajudar as pessoas a fincar os pés firmemente no aqui e no agora, de tal maneira que percebam a necessidade de corrigir o seu curso.
Na tradição budista, o caminho do bodhisattva é um modo de vida dedicado ao compromisso social. Está enraizado num senso de unicidade com a vida do cosmos, ao mesmo tempo, está comprometido com a ação corajosa e o projeto de “viver bem”, do agora para o porvir.



Einstein, ao buscar o sentimento religioso cósmico, manifestou a consciência e o caráter universal enquanto se dedicava às atividades pela paz. Do mesmo modo, o pioneiro que decide se levantar sozinho pela transformação da história está vivendo o momento presente, vitalmente comprometido neste instante com a criação de valor. Ele é levado por impulsos irresistíveis de consciência e, frente ao rico espectro de possibilidades de espaço e tempo compreendido naquele seu momento, corajosamente gera a linguagem de valores do bem.

Não há caminho fácil nem para aprender, nem para realizar o bem. Não temos escolha, a não ser assumir
deliberadamente desafios difíceis, com os pés fincados na realidade, aprimorando-nos incessantemente
na fornalha da alma. Este é o caminho direto para a conquista do bem..."
Trecho extraído da proposta 2010 - Daisaku Ikeda

Nenhum comentário: