segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meu relato






Relato de Benefício:

Meu nome é Eliane, tenho 44 anos, sou praticante do Budismo de Nitiren Daishonin à 22 anos e 10 meses, sou membro da BSGI. O meu relato na primeira parte é um alerta às mulheres em geral para a prevenção do câncer de mama, faço menção ao “Outubro Rosa” e a segunda parte é meu relato de benefício e agradecimento.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.
A melhor maneira de combatermos o câncer é através da prevenção, pois só assim a doença é diagnosticada em sua fase precoce e com melhores chances de cura.
Para a prevenção do câncer de mama, é necessário:
· Orientação médica preventiva;
· Exame clínico;
· Auto-exame;
· Mamografia

Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população; o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. A iluminação em rosa em vários prédios, teatros, monumentos assumiu importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo/SP.

No final de setembro fiz uma cirurgia de mama, onde retirei um nódulo benígno de 5cm aproximadamente.

Meu relato é na verdade de agradecimento.

Regularmente faço um check-up e em uma dessas consultas ao meu ginecologista Dr. Edson, que é um pai para mim, notou um nódulo e me encaminhou ao Dr. Andrade – Mastologista que através de um exame, seguido de mamografia e ultrassonografia foi constado além de vários cistos ao qual fiz algumas punções para esvaziar, foi detectado um nódulo sólido, fiz a biopsia e realmente fiquei bastante preocupada até sair o resultado, fiz muito daimoku para que não fosse nada de ruim e felizmente acusou benigno e a recomendação foi cirurgia para extração deste nódulo.

A princípio fiquei com medo (natural) em virtude de ser anestesia geral e que toda cirurgia há riscos, mas como eu já havia passado por duas cesáreas e uma anestesia geral para extração de uma pedra nos rins fiquei mas confiante em fazê-la. O meu médico me apoiou e disse que o melhor caminho era a cirurgia pois o nódulo estava crescendo.

Me dediquei ao daimoku e atividades intensamente para me encher de energia vital e boa sorte.
Temos que estarmos sempre preparados como um maratonista.

A cirurgia foi um sucesso, fiquei com uma pequena cicatriz na auréola do seio que com o tempo acredito que nem irá aparecer, chegou nova biopsia e estava tudo ok.

Agradeci muito ao meu médico e toda a sua equipe que me trataram como um bebê. Eu nunca fui tão bem atendida em um hospital. O IBCC – Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer, é bastante especializado e um atendimento de 1º mundo. Além de convênios eles atendem também ao SUS, como relatou uma paciente que estava no centro cirúrgico comigo.

Desde a recepcionista do hospital, a faxineira, os enfermeiros, só tenho a agradecer “Deuses Budistas”.

Sou realmente uma pessoa feliz, pois além disso tudo não poderia deixar de agradecer meu noivo Marcos Vieira que me acompanhou, ficou comigo no hospital e me ajudou muito neste processo. Ele me relatou que nas suas andanças pelo hospital viu que eles davam café da manhã para todos que estavam lá, ora acompanhando, ora aguardando para fazer exames. Isso me deixou muito feliz, saber que as pessoas são tratadas dignamente.

Agradeço também a minha mãe Dona Zuleica que sempre está nos bastidores para que ocorra tudo bem comigo e com todos; agradeço também as minhas filhas, minha família, amigos e toda a comunidade que fez orações para mim.

Quando praticamos sinceramente tudo conspira a nosso favor. “Não há oração sem resposta”.

Todos que praticam há algum tempo, sempre tem uma frase que toca no fundo do coração. A minha é essa:

“FELIZ É A PESSOA QUE COMPROVA O PODER DA FÉ”.
Nam-Myo-Ho-Rengue-Kyo

Nenhum comentário: