quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Auto Estima


Você gosta de si mesmo? Qual valor lhe atribui? Está feliz com a maneira como vive? As respostas a essas perguntas são avaliações globais que constituem o que é chamado de auto-estima, ou seja, a opinião que apresenta ou o sentimento que nutre em relação a si próprio.

Auto-estima é algo que deve ser cultivado em todas as fases da vida.

É na infância que a auto-estima começa a se formar.
Nesse sentido, a maneira como a criança é tratada pelas pessoas ao redor, principalmente pelos pais, constitui fator determinante para que se torne um ser humano pessimista ou otimista.

Padrões sociais e culturais também interferem na formação da auto-estima.

A auto-estima pode ser tanto positiva como negativa. Isso depende muito da imagem que a pessoa tem de si — boa ou ruim. Mas não é aquela imagem que se vê no espelho, e sim a “imagem interior”.

Geralmente, as pessoas com auto-estima positiva ou elevada apresentam estas características:

> amam e valorizam a si mesmas; aceitam-se como são, mas sempre procuram melhorar; reconhecem suas qualidades, suas realizações, sem perfeccionismo; são otimistas; são tolerantes consigo e com os outros; acreditam no próprio potencial, mas isso não significa que sejam antipáticas e arrogantes.
Essas pessoas, geralmente, assumem as responsabilidades por seus atos; conseguem expor suas idéias sem agredir, com opiniões claras e objetivas; não se preocupam com o que os outros pensam sobre elas, mas sabem ouvir o que precisam aprimorar em si.

Já as pessoas com baixa auto-estima, ou auto-estima negativa, manifestam constantemente:

> sentimentos de inadequação, insegurança, dúvidas, incertezas em relação à própria capacidade; não se permitem errar, sempre necessitam de aprovação e reconhecimento dos demais, entre outras características.
Uma pessoa assim culpa todos pelos seus fracassos; sente-se confrontada em conversas, procurando sempre se sobressair em qualquer discussão; demonstra excessiva preocupação com a opinião alheia, não conseguindo, muitas vezes, ser autêntica. Em alguns casos, na tentativa de sempre se adequar à opinião dos outros para não ser menosprezada, acaba não reconhecendo suas reais características.

Elevar a auto-estima não é um processo fácil ou rápido. Mas como o ser humano está sempre em transformação, é possível melhorar a cada dia. Porém, isso não acontece se a pessoa viver em meio a incertezas, executando apenas o que já sabe ou o que lhe é mais agradável.

Segundo especialistas, elevar a auto-estima é um desafio que exige do indivíduo respeitar suas sensações e valorizar suas intuições. É o resultado de um exercício diário baseado nestes pontos:

> viver conscientemente, aceitar-se, ter responsabilidade, ser assertivo, seguir propósitos e manter a integridade.

Com auto-estima elevada, a pessoa não busca tanto a aprovação dos outros, adquire mais confiança em suas escolhas e melhora a relação com os demais, harmoniza o que sente com o que diz ou faz, cuida melhor de si, encontra satisfação pessoal nos projetos e paz interior. Mas, é bom destacar: isso não significa se tornar arrogante ou egoísta.

Para não cair nessa armadilha (auto estima baixa), é importante, a cada momento, reconhecer e valorizar o próprio potencial, e também o dos outros, como ser humano.

No Budismo de Nitiren Daishonin, esse potencial nada mais é que o estado de Buda, inerente em todas as pessoas.

Certamente, um precisa do outro para se desenvolver. Por isso, ter auto-estima não significa ser egoísta ou deixar de ser o que é para agradar alguém.
É importante cada um preservar suas próprias características, pois é isso que torna o ser humano único e insubstituível.
TC 464 - fev/08

Nenhum comentário: